segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Design Industrial - Nordmende


Originalmente chamada "Radio H. Mende & Co" foi fundada em 1923 por Otto Hermann Mende (1885-1940) em Dresden. Depois da destruição da fábrica devido aos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial em 1945, Martin Mende (filho do fundador) criou, em 1947, uma nova empresa em Bremen, numa antiga fábrica de aviões (Focke Wulf) à qual chamou "North German Mende Broadcast GmbH". Nome que mais tarde viria a mudar para Nordmende e foi, durante as décadas de 50 e 60, uma das mais proeminentes fábricas de rádios, televisões e gravadores de fita da Alemanha.

Em 1970 a Nordmende era uma marca de renome devido aos seus inovadores chassis para televisão, e aos rigorosos testes e controlos de qualidade tornando o produto final de qualidade excepcional. O que acabou por se tornar numa desvantagem pois com a produção em massa de televisões a cores provenientes dos países asiáticos o preço acabou por cair tornando a empresa pouco competitiva.

Em 1969, os filhos de
Mende tomaram conta da empresa e em 1977 a maior parte da empresa foi vendida à concorrente francesa Thomson Brandt. Apenas um ano depois a família acabou por vender o resto da empresa. Na década de 80 a fabrica em Bremen foi encerrada e a Nordmende mudou então oficialmente para Thomson. Na década de 90 o nome Nordmende foi deixando de ser usado acabando inevitavelmente por desaparecer.

Em Setembro de 2008 a marca Nordmende foi relançada pela empresa Kal Group na Irlanda. Embora conhecida na Irlanda pelas suas televisões nas décadas de 70 e 80 a compan
hia adquiriu os direitos da Nordmende e lançou-se no mundo dos electrodomésticos fabricando de tudo, desde televisões e aparelhagens até frigoríficos e máquinas de lavar loiça.

Em Portugal a Nordmende ficou conhecida sobretudo pelos rádios a válvulas, e que rádios!!! A par da Philips (com a vantagem da Royal Philips Electronics estar presente em Portugal desde 9 de Novembro de 1927, ano da criação da Sociedade Comercial Philips, com sede em Lisboa, na Rua da Betesga) eram os rádios que mais se vendiam. Pessoalmente tenho uma predilecção pela Nordmende pois foi o primeiro rádio que vi na vida. O rádio era um Nordmende Kadett 58p que foi comprado pelo meu pai na feira da ladra na década de 70 e oferecido aos meus avós, ainda hoje o guardo.

Mas memórias à parte a verdade é que são mais bem construídos quer esteticamente quer electronicamente. Têm uma qualidade de som na minha opinião bastante superior aos modelos equivalentes da Philips.



4 comentários:

Unknown disse...

Amigo :
sou fascinado pela marca NORDMENDE. Em miúdo o meu padrinho, de posses, comprou um Nordmende Tannhauser, por volta de 1952, e eu sempre que podia mexia no rádio, para o por a tocar ! Tinha um som maravilhoso, com isenção de ruído, e já vinha com FM/UKW. Quando vim da tropa e casei, comprei também um rádio Nordmende, mas como tinha menos dinheiro, que o meu padrinho, limitei-me a comprar um ELEKTRA, em 1963, de teclas, e que está completamente novo, sem qualquer risco no verniz da madeira, e que de vez em quando ponho a tocar... Tenho mais 2 ou 3, que são os que tocam sempre. Li no seu blogue, uma descrição, das Fábricas Nordmende na Alemanha, e do seu rádio comprado na Feira da Ladra, e fiquei emocionado com o que escreveu... POR ISSO MESMO, RESOLVI RESPONDER-LHE, mesmo sem o conhecer... Espero, não se aborreça ! O meu E-mail é fazinudo@live.com.pt --- e venho no Facebook, como Fernando Carreiros . Chamo-me Fernando Almeida, e vivo em RIO TINTO. Gostaria muito, me adicionasse ao Facebook, e registasse o meu E-mail, pois no futuro, gostaria de ir escrevendo consigo . Que me diz? Cumprimentos, do fernando@lmeida*

Fernando Carreiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Carreiros disse...

ESCLARECIMENTO :
O comentário acima, foi publicado com uma falha técnica, involuntáriamente !
ASSIM :
Onde aparece RUI FERNANDO ALMEIDA,
deveria aparecer sòmente FERNANDO ALMEIDA, que é o meu nome, ou FERNANDO CARREIROS, como uso no FACEBOOK.
Cumprimentos aos leitores, e as minhas desculpas... fernando@lmeida*

Fernando Carreiros disse...

ESCLARECIMENTO :
O comentário acima, foi publicado com uma falha técnica, involuntáriamente !
ASSIM :
Onde aparece RUI FERNANDO ALMEIDA,
deveria aparecer sòmente FERNANDO ALMEIDA, que é o meu nome, ou FERNANDO CARREIROS, como uso no FACEBOOK.
Cumprimentos aos leitores, e as minhas desculpas... fernando@lmeida*