segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Design Industrial - Philco Predicta

..................................................




Para aqueles que nunca viram uma dessas, os televisores Predicta da Philco, foram possivelmente os mais importantes e diferenciados aparelhos desenhados na América do Norte.

A Philco foi fundada em 1892 como Helios Electric Co., fabricava baterias e geradores, tornando-se logo a seguir a Philadelphia Battery Storage Co. em 1906. Inaugurou com sucesso uma ramo de fabricação de rádios em 1927, tonrnando-se imediatamente uma da "três grandes" companhias fabricantes ao lado da The Radio Corporation of America (RCA) em Nova Jersey e a Zenith Corporation com base em Chicago. A linha popular de rádios da Philco ficou conhecida com os modelos "Catedral", fabricados em madeira com adornos, que várias vezes aparecem em filmes antigos. Apesar da grande depressão que que marcou o final da década de 20, as vendas de rádios explodiam. Ligar o rádio era uma maneira das pessoas desligarem-se de seus inúmeros problemas. A Philco iniciou as pesquisas e desenvolvimentos no campo das televisões, juntamente com a RCA, nos primeiros anos da década de 30, por alguns anos eles financiaram as experiências de Philo T. Farnsworth, a primeira pessoa a desenvolver um aparato de televisão eletronico. Em 1937, a Philco demonstrava o modelo experimental de um sistema de televisão que utilizava um espelho de aproximadamente 30 cm de largura posicionado sobre um receptor de televisão. A Philco tornou-se uma popular fábrica de televisões do pós-Guerra, contribuindo para o "boom" que se propagou de 1948 até 1955. A Philco desenvolveu neste período uma enorme gama de modelos e formatos de televisores, que incorporaram muitos avanços tecnológicos em tubos de imagem, transistores, design de gabinetes e até o invento das televisões portáteis.


A Philco começou a ver declinar seu mercado de TVs no final da década de 50. Algo realmente inovador teria que ser feito para atender a demanda de um público cada vez mais exigente. Com o lançamento do satélite Russo Sputnik em 1957, começava a "Era Espacial". Isto conferiu uma influência futurística ao Design de todas as coisas, de carros a aspiradores de pó. O departamento de Design da Philco aderiu a estas tendências, inovando seus rádios e decidindo estimular as vendas de aparelhos de TV, revolucionou os estilo da televisões, fugindo do tradicional modelo retangular acondicinado em um "caixote de madeira". O departamento de engenharia eletrônica contribuiu de forma decisiva, desenvolvendo um sistema que permitia a separação do "bulbo televisivo" da caixa de circuitos (surgem os primeiros circuitos impressos) - tornando possíveis os devaneios estéticos dos Designers - o tema da Era Espacial não era mais sonho, era realidade - o principal "Slogan" era:

A TV de hoje para o Mundo de Amanhã ! - Surgem as Philco Predictas !


Philco Princess 1959

Este modelo (3410) Predicta de 17 polegadas revestido em fino acabamento de metal perfurado era particularmente compacto e leve. Um modelo similar chamado Siesta era apresentado com um relógio acima do seletor de canais, possibilitando que a televisão fosse ligada sozinha na hora do programa favorito. Estes modelos da Predicta eram apresentados em variações de cores espalhafatosas e foram vendidas em 1959 por US$ 280.00.

in:(http://www.bricabrac.com.br/fset_predicta.htm)

Sem comentários: