
Em 1970 a Nordmende era uma marca de renome devido aos seus inovadores chassis para televisão, e aos rigorosos testes e controlos de qualidade tornando o produto final de qualidade excepcional. O que acabou por se tornar numa desvantagem pois com a produção em massa de televisões a cores provenientes dos países asiáticos o preço acabou por cair tornando a empresa pouco competitiva.
Em 1969, os filhos de Mende tomaram conta da empresa e em 1977 a maior parte da empresa foi vendida à concorrente francesa Thomson Brandt. Apenas um ano depois a família acabou por vender o resto da empresa. Na década de 80 a fabrica em Bremen foi encerrada e a Nordmende mudou então oficialmente para Thomson. Na década de 90 o nome Nordmende foi deixando de ser usado acabando inevitavelmente por desaparecer.
Em Setembro de 2008 a marca Nordmende foi relançada pela empresa Kal Group na Irlanda. Embora conhecida na Irlanda pelas suas televisões nas décadas de 70 e 80 a companhia adquiriu os direitos da Nordmende e lançou-se no mundo dos electrodomésticos fabricando de tudo, desde televisões e aparelhagens até frigoríficos e máquinas de lavar loiça.

Mas memórias à parte a verdade é que são mais bem construídos quer esteticamente quer electronicamente. Têm uma qualidade de som na minha opinião bastante superior aos modelos equivalentes da Philips.
4 comentários:
Amigo :
sou fascinado pela marca NORDMENDE. Em miúdo o meu padrinho, de posses, comprou um Nordmende Tannhauser, por volta de 1952, e eu sempre que podia mexia no rádio, para o por a tocar ! Tinha um som maravilhoso, com isenção de ruído, e já vinha com FM/UKW. Quando vim da tropa e casei, comprei também um rádio Nordmende, mas como tinha menos dinheiro, que o meu padrinho, limitei-me a comprar um ELEKTRA, em 1963, de teclas, e que está completamente novo, sem qualquer risco no verniz da madeira, e que de vez em quando ponho a tocar... Tenho mais 2 ou 3, que são os que tocam sempre. Li no seu blogue, uma descrição, das Fábricas Nordmende na Alemanha, e do seu rádio comprado na Feira da Ladra, e fiquei emocionado com o que escreveu... POR ISSO MESMO, RESOLVI RESPONDER-LHE, mesmo sem o conhecer... Espero, não se aborreça ! O meu E-mail é fazinudo@live.com.pt --- e venho no Facebook, como Fernando Carreiros . Chamo-me Fernando Almeida, e vivo em RIO TINTO. Gostaria muito, me adicionasse ao Facebook, e registasse o meu E-mail, pois no futuro, gostaria de ir escrevendo consigo . Que me diz? Cumprimentos, do fernando@lmeida*
ESCLARECIMENTO :
O comentário acima, foi publicado com uma falha técnica, involuntáriamente !
ASSIM :
Onde aparece RUI FERNANDO ALMEIDA,
deveria aparecer sòmente FERNANDO ALMEIDA, que é o meu nome, ou FERNANDO CARREIROS, como uso no FACEBOOK.
Cumprimentos aos leitores, e as minhas desculpas... fernando@lmeida*
ESCLARECIMENTO :
O comentário acima, foi publicado com uma falha técnica, involuntáriamente !
ASSIM :
Onde aparece RUI FERNANDO ALMEIDA,
deveria aparecer sòmente FERNANDO ALMEIDA, que é o meu nome, ou FERNANDO CARREIROS, como uso no FACEBOOK.
Cumprimentos aos leitores, e as minhas desculpas... fernando@lmeida*
Enviar um comentário