terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

TV Rural

TV Rural


6 de Dezembro de 1960 - um dos mais famosos programas de televisão vai para o ar.

Com autoria e apresentação de Sousa Veloso, permaneceu como um dos programas com maior longevidade da televisão portuguesa e também da Europa, sendo transmitido de 1960 a 1990, sem interrupções.

Tinha uma duração de 25 minutos e tinha uma periodicidade semanal.

A RTP queria experimentar um programa que versasse a agricultura em Portugal, e é então que, fruto de uma parceria com o Ministério da Agricultura, tem Sousa Veloso e Monteiro Alves a conduzirem um programa que faria história.

Depois dos primeiros curtos filmes sobre agricultura, Sousa Veloso passou a conduzir o programa sozinho, e em pouco tempo foi dominando as várias técnicas de televisão. Muitas vezes, era ele quem produzia, realizava e montava, para além de apresentar.

O seu estilo ficou para sempre ligado ao programa, e a sua voz reconhecia-se em qualquer sítio, tal era o hábito, carinho e interesse que os portugueses tinham adquirido em ver o TV Rural.

Em 1963 Sousa Veloso recebe mesmo o Prémio Imprensa, por TV Rural, provando a qualidade, integridade e valor que se reconheciam ao programa.

Famosa a frase de despedida de Sousa Veloso: "despeço-me com amizade até ao próximo programa".



Eng.º Sousa Veloso



Em 1954 Sousa Veloso licencia-se em Agronomia,

pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Surge então na RTP através do Ministério da Agricultura, fruto de uma colaboração acordada na altura entre os dois organismos.

Durante 31 anos dá rosto a uma agricultura sempre em mutação, acompanhando no seu programa as novas técnicas, dando voz aos problemas dos agricultores e sempre de forma séria, responsável e profissional.

Após a sua saída, uma grande lacuna se abriu na televisão, nesta área. Para o futuro, pelo menos, ficam 31 anos de TV Rural, desde o preto e branco até à entrada na década de 90.anco até à entrada na década de 90.





Primeira emissão do programa TV Rural (6 de Dezembro de 1960)


Ultima emissão do programa TV Rural (15 de Setembro de 1990)

1 comentário:

cereja disse...

aqui está o Engenheiro outra vez...
http://www.youtube.com/watch?v=CEF3iKlTbt4